Turismo médico do Transplante Capilar

Como funciona o chamado “Turismo Médico”

O transplante capilar é um dos procedimentos mais procurados pelos homens nos últimos anos, apenas na Turquia foram realizados mais de 1000.000 só no ano de 2015. O país é o líder no chamado ‘turismo médico’, no entanto tal crescimento na procura do transplante capilar fez com que muitas clínicas clandestinas surgissem, ameaçando não somente o mercado local mas a imagem internacional do transplante capilar que, apesar dos enormes avanços e dos resultados naturais, ainda sofre com o estigma do passado.

Turismo médico

O cabelo muitas vezes está ligado à autoestima masculina e o transplante capilar é a única saída, até agora, para eliminar a aparência calva definitivamente, sendo então objeto de desejo de milhares de homens de faixas etárias diversas. O turismo médico atraí pacientes mundo afora devido aos baixos valores e as facilidades que oferecem. Agências especializadas vendem pacotes que podem incluir passagens aéreas, hospedagem, o transplante capilar e até transporte em carros de luxo e baladas. Por cada paciente apresentado à clínica, a agência recebe uma porcentagem como se fosse uma comissão. O negócio então, tornou-se uma troca de interesse financeiro onde tudo é vendido como a realização de um grande sonho, mas que pode virar um enorme pesadelo: cabelos que não crescem, cicatrizes aparentes e infecções pós-transplante estão na lista de queixas de pacientes que acabaram em clínicas clandestinas.

O barato que sai muito caro

O Transplante Capilar e o de barba/bigode, apesar de poucos invasivos, são procedimentos cirúrgicos que só podem ser realizados por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos, no entanto muitos biomédicos e até mesmo sem especialização médica têm realizado-o mesmo sem ter o conhecimento necessário. Muitas vezes, o tratamento é realizado em locais impróprios, o que pode gerar infecções que em casos mais severos podem ocasionar até mesmo a morte.

Muitos médicos, após o aumento da procura pelo procedimento e a chegada de robôs que os auxiliam durante o transplante capilar, decidiram também realizar o procedimento, no entanto as técnicas necessárias para se fazer um transplante capilar natural e sem cicatrizes aparentes não se aprende de um dia para outro. É necessário treinamento técnico, conhecimento estético e sensibilidade artística para recriar as características natas do cabelo.

A ISHRS, instituição onde o dr. Tykocinski é tesoureiro, tem tentado coibir essa prática ilegal mundo afora, orientando os pacientes e mantendo uma postura mais rígida quanto à qualidade do Transplante Capilar.

Sites, fóruns e blogs com informações duvidosas já estão sendo retirados do ar para que pacientes que buscam soluções para sua calvície não sejam iludidos com tratamentos falsos e sem estudo científico e, principalmente que não caiam nas clínicas clandestinas de transplante capilar.

Como escolher seu médico

Quando o paciente decide optar pelo transplante capilar para acabar com a calvície, deve ter em mente que o resultado será permanente e que procedimentos mal realizados podem frustar as expectativas. Mesmo que exista como recurso da correção que minimiza o aspecto inestético, alguns procedimentos mal realizados podem deixar cicatrizes visíveis e ‘tufos’ artificiais difíceis de serem restaurados até mesmo pelos melhores médicos.

O paciente deve pesquisar bem antes de escolher o médico. Aqui no Brasil o paciente pode pesquisar se o médico é integrante da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar no site: ABCRC. Como cada país tem uma autoridade própria para monitorar as clínicas de Transplante Capilar, o site Hair Transplant Network reuniu os cirurgiões de destaque mundial, onde mostram o trabalho de cada um dos médicos listados: CONSULT A PHYSICIAN.

O mais importante é que o paciente sinta-se seguro e confiante com a escolha do seu médico e que tenha sido instruído claramente de todos os passos do transplante capilar e principalmente transparência e planejamento visando sempre esclarecer o que realmente poderá ser feito em cada caso para as expectativas não sejam frustradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *