Prevenção da Calvície

Tratamento clínico capilar

 

O tratamento clínico capilar é de grande importância tanto para conter a progressão da calvície como para regredir e cessar a queda de cabelo. Por enquanto nenhum tratamento clínico capilar é capaz de restaurar os fios já perdidos, eles atuam estabilizando o quadro. Retardam a perda e revitalizam o cabelo, evitando a progressão da perda capilar.

O tratamento clínico capilar geralmente é realizado com a utilização de medicamentos tópicos, tais como shampoos e loções capilares, ou medicamentos de uso oral (tratamento sistêmico). O principal foco de qualquer tratamento clínico capilar é restabelecer a harmonia e evitar que mais cabelo seja perdido.

INDICAÇÃO DO TRATAMENTO CLÍNICO CAPILAR

·Pacientes que ainda não têm uma indicação precisa para o transplante capilar

Para realizar o procedimento é necessário que o padrão da calvície esteja definido, ou seja o médico só pode fazer um planejamento seguro quando sabe o quanto de cabelo o paciente irá perder

·Pacientes que já realizaram o transplante capilar e buscam estabilizar a perda capilar, evitando assim realizar um novo transplante;

Os fios transplantados não irão cair, mas os fios remanescentes ainda sofrem com a ação do DHT e podem sofrer queda com o passar do tempo.

·Portadores de outras doenças do couro cabeludo.

 

TRATAMENTO TÓPICO

Shampoos

O uso de shampoos específicos é fundamental. Eles podem tratar mais especificamente o couro cabeludo ou o fio (haste). A sensação de diminuição de volume do cabelo pode ocorrer tanto pela queda capilarcomo pela quebra do fio. Esta diferenciação é fundamental. A queda ou perda capilar pode ser decorrente de problemas específicos do couro cabeludo, como a dermatite seborreica (caspa) que responde muito bem aos shampoos específicos ao couro cabeludo. Já nos casos de quebra ocorre perda da elasticidade e danos ao fio do cabelo, deixando-o frágil e susceptível à quebra. Neste caso, além de shampoos específicos podem ser úteis condicionadores, máscaras capilares, leave-in e hidratações. Além é claro de cuidados ao pentear e secar o cabelo. Como muitas vezes os problemas podem estar associados, e dificilmente teremos produtos para a queda e a quebra, a associação terapêutica poderá ser indicada.

 

Loções

perda capilar pode ser decorrente da queda capilar ou de um processo mais lento chamadominiaturização (quando o cabelo começa a crescer cada vez mais fino e menor, até que o folículo capilar atrofie e deixe de produzir cabelo). Novamente temos loções especificas para cada caso. No caso da queda, uma das causas pode ser problemas do couro cabeludo que são tratados com loções especificas, em geral por um tempo limitado. No caso de problemas crônicos, que levam a miniaturização, o tratamento com loções também deve ser prolongado. Tratamentos sistêmicos são geralmente associados.

 

TRATAMENTO CAPILAR SISTÊMICO

 

O tratamento clínica capilar sistêmico é geralmente realizado por medicamentos de uso oral. Mais uma vez temos medicamentos específicos para a perda capilar, como a finasterida ou anti-andrógenos e outros visando restabelecer o equilíbrio do corpo como um todo. O cabelo é muito sensível a variações hormonais e nutricionais. Também doenças e stress. Ou seja, tudo que pode afetar nosso corpo. Por isso devemos também buscar causas gerais e muitas vezes tratamentos visando melhorar a saúde como um todo, incluindo a alimentação e qualidade de vida. A suplementação alimentar é fundamental e muitas vezes mantidas por longos períodos. Isto porque, ainda que nós discordemos, o cabelo é visto pelo nosso organismo como algo supérfluo. Qualquer “perda nutricional” o organismo vai “economizar” no cabelo. Portanto o cabelo é um grande indicador de saúde e para mantê-lo bonito devemos estar saudáveis e bem nutridos. Vale lembrar que estar nutrido não tem nada a ver com o peso do indivíduo e sim com uma alimentação saudável. Uma dieta balanceada e o uso de suplementos alimentares geralmente levam a uma diminuição da gordura corporal.

INTRADERMOTERAPIA OU MESOTERAPIA CAPILAR

Consiste na aplicação de substâncias que estimulam o crescimento capilar diretamente na derme, camada superficial da pele, acima da gordura, através de micropunturas no couro cabeludo. Utilizam-se misturas de medicamentos tais como o minoxidil, vitamínicos específicos para os cabelos, d-pantenol, antiinflamatórios, além de anestésicos para diminuir a dor. Tem indicação principal no controle de quedas agudas de cabelo (eflúvio telógeno agudo) ou para o tratamento de resgate de quadros progressivos, como a alopecia androgenética.

TRATAMENTO COM FEIXES DE LUZ VERMELHA E INFRA-VERMELHA – LED

LED quer dizer Luz Emitida por Diodo. É um laser desenvolvido especificamente para o estímulo capilar. Ele prolonga a fase anágena (de crescimento) do ciclo de vida do cabelo, por meio de um fenômeno chamado bioestimulação. Esse laser ainda tem ação antiinflamatória e diminui a oleosidade do couro cabeludo.

Para os pacientes que realizaram a restauração capilar, o LED também é útil. Ele age por fotomodulação, acelerando o crescimento capilar e garantindo fios mais fortes. Também diminui a chance de aparecerem irritações.

Dra. Thaís Ferraz

 A dra. Thaís Ferraz é a médica responsável pelo tratamento clínico no Tykocinski Restauração Capilar e também faz parte da equipe de transplante capilar do dr. Arthur Tykocinski. Formada pela Faculdade de Medicina da USP, a dermatologista especializou-se em Cirurgia Dermatológica Avançada e Dermatoscopia na Faculdade de Medicina do ABC. Atua na área de tricologia há anos, dando ênfase em tratamentos contra calvície e doenças do couro cabeludo. Realizou em Milão o treinamento para Tricopigmentação Médica, técnica sofisticada que aplica na clínica.

Formas de Atendimento:

+55 11 3889-7356

Email: faleconosco@cabelo.med.br

ou

Clique aqui e envie uma mensagem