Guia do Paciente

PRÉ E PÓS-TRANSPLANTE CAPILAR

PASSOS QUE ANTECEDEM UMA GRANDE MUDANÇA

Atualmente o transplante capilar é um procedimento minimamente invasivo, portanto não é necessário usar bandagens e o paciente volta para casa no mesmo dia. O pré-transplante não exige grandes cuidados e o pós-transplante é muito tranquilo.

ANTES DO TRANSPLANTE CAPILAR

Para a técnica FUT, recomendamos que deixe o cabelo crescer um pouco (5 cm) para que o aspecto imediato no pós-transplante seja mais discreto. Também será necessário realizar a massagem no couro capilar, que aumenta a elasticidade da área doadora, e que não faça musculação para costas e trapézio, para assim evitar tensão na região. Esses cuidados possibilitam uma sessão maior, com mais unidades foliculares e ainda ajudam na recuperação e cicatrização.

Se for realizar a técnica FUE, seu cabelo terá que ser raspado, portanto é melhor já aderir a um corte mais curto (estilo militar por exemplo). Colorantes e tonalizantes poderão ser utilizados com até dois dias de antecedência. Para ambas técnicas, solicitamos alguns exames rotineiros de pré-transplante, que devem ser entregues com antecedência. Caso não more em São Paulo, poderemos fornecer os pedidos via email ou fax. Caso tenha dermatite seborreica (caspa) teremos de tratá-la antes do transplante capilar, afinal queremos transplantar seu novo cabelo para um local saudável.

VÉSPERA DO TRANSPLANTE

Iremos definir o ‘desenho’ do seu novo cabelo. O planejamento da sua restauração é feito baseado em suas dimensões faciais, necessidade e em seu objetivo, é claro. Antes, faremos algumas fotos para que possamos acompanhar a evolução durante o pós-transplante.

Não é necessário ficar em jejum, mas recomendamos que faça uma refeição mais leve e que não consuma bebidas alcoólicas.

NO DIA DO TRANSPLANTE

Depois de um café-da-manhã leve, tome seus remédios habituais (exceto anticoagulantes ) e também a medicação por nós recomendada. Pedimos para que venha de camisa de botões. E relaxe, o ambiente durante o transplante é bem descontraído, você até poderá escolher as músicas que prefere ouvir.

Pelo efeito relaxante da medicação você, provavelmente, irá dormir durante a maior parte do tempo. Perto do final, os cochilos serão mais curtos e você estará mais desperto.
Terminado o transplante, após uma refeição leve, você receberá alta. Sem a necessidade dos incômodos curativos, já poderá ir pra casa. Pedimos que tenha um acompanhante para vir busca-lo, alguns dos medicamentos utilizados podem diminuir a atenção necessária para dirigir.

PÓS-TRANSPLANTE

Graças aos micro orifícios (de 0.6 a 0.7mm) e aos enxertos foliculares extremamente delicados, não há grandes incômodos durante o pós-transplante. Mesmo assim, evite esforços e permaneça em repouso moderado, especialmente logo após o procedimento. Dores raramente são relatadas por nossos pacientes, mas caso sinta algum desconforto receitaremos analgésicos que ajudarão em seu conforto.

No dia seguinte, você voltará pois será feita a primeira lavagem aqui na clínica. Repassaremos novamente as recomendações e esclareceremos alguma dúvida remanescente sobre o pós-transplante.

ASPECTO

O aspecto depende do tipo de pele e quantidade de cabelo, contudo como o transplante capilar é minimamente invasivo, praticamente não ocorre formação de crostas e o aspecto é bem discreto desde o início. Em geral, cinco dias são suficientes para que sua aparência não comprometa os negócios e um aspecto extremamente discreto é obtido geralmente entre sete a dez dias após o procedimento, quando o transplante de cabelo já passa despercebido. Na técnica FUE/Artas, não há sutura e a cicatrização ocorre em 1 semana, quando o visual jé fica totalmente discreto.

TRABALHO E ATIVIDADES FÍSICAS

O retorno ao trabalho já estará liberado no segundo dia, desde que não exija grande esforço físico. O pós-transplante não exige repouso, apenas alguns cuidados rotineiros que não interferem na rotina normal do paciente. Caminhadas estão liberadas a partir do terceiro dia; Corrida com duas semanas. Nesse período de duas semanas recomendamos também não fumar (ou pelo menos reduzir drasticamente o consumo de cigarro) e evitar bebidas alcoólicas (no máximo uma dose ou taça por dia). Musculação (perna, peito e braço) e natação (menos craw) a partir da terceira semana; as demais atividades e esportes serão gradativamente inseridas em sua rotina.

SEGUIMENTO PÓS-TRANSPLANTE

Os retornos são bem flexíveis, mas gostaríamos de vê-lo no primeiro mês para ver se está tudo bem e se tem lavado bem o seu novo cabelo. Se possível também gostaríamos de vê-lo no terceiro, sexto e décimo segundo mês para um acompanhamento completo durante o pós-transplante. No caso de morar em outra cidade, podemos acompanhá-lo por telefone e fotos, enviadas via e-mail, WhatsApp ou Skype.

QUANDO VEM O RESULTADO?

O resultado surge aos poucos, grande parte dos cabelos implantados caem em até quatro semanas e o crescimento reinicia após um repouso de 4 meses, quando ainda não há resultado visível. Com seis/nove meses, observamos um resultado inicial. O aspecto final surge com mais de um ano. Demora um pouco, é fato. Mas quando olhamos as fotos anteriores, é que temos a exata noção da mudança, de todo o ganho estético, de uma naturalidade ímpar: nosso perfeccionismo e dedicação ficam evidentes.

PACIENTE QUE NÃO RESIDEM EM SÃO PAULO

Para facilitar, podemos conversar por Skype (Usuário: tykocinskimedicalgroup), esclarecer dúvidas e agendar sua consulta com o Dr. Arthur, que é indispensável e poderá ser agendada para a véspera da sua restauração capilar, momento em que você poderá tirar suas últimas dúvidas, e juntos, decidirão o planejamento do transplante de cabelo. Nada supera o contato pessoal, tanto para o médico como para o paciente.

MORO FORA DO PAÍS, COMO DEVO PROCEDER?

O Dr. Arthur Tykocinski é internacionalmente reconhecido e colocou o Brasil no nível dos melhores centros mundiais de transplante de cabelo (veja cronologia). Além da qualidade dos serviços médicos e estrutura completa para a restauração capilar, o Brasil tem muitos outros atrativos.

Para facilitar sua estada na cidade, e de acordo com sua disponibilidade de tempo e interesse, podemos organizar um roteiro sob medida ou indicar uma agência de turismo local designada especialmente para cuidar de tudo o que vai envolver o seu transplante: passagem aérea, orientação quanto ao visto, reserva de hotéis, carros e a programação turística da viagem.

Dr. Arthur Tykocinski é um dos pioneiros da técnica FUE na América Latina. Presidirá o 1° Live Surgery Workshop de FUE, em outubro de 2017. Também é um dos autores da técnica híbrida de extração FUE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *